AULA ABERTA

REUSOS E REMONTAGENS: MEMÓRIA E MATÉRIA A PARTIR DE EXPOSIÇÕES

Susanna Carozzo e Pedro Alban (Arquivo SSA)

30 de setembro de 2025

FAUFBA, Salvador/BA


CONVITE: ARQD25 – AULA ABERTA | REUSOS E REMONTAGENS: MEMÓRIA E MATÉRIA A PARTIR DE EXPOSIÇÕES

O Laboratório Urbano (PPGAU-UFBA) convida para a aula aberta da disciplina ARQD25 – Ateliê Extensionista: modos de expor cidades, intitulada “Reusos e remontagens: memória e matéria a partir de exposições”, a se realizar no dia 30 de setembro de 2025, às 17h, no Auditório 2 da FAUFBA.

A atividade contará com a presença de Pedro Alban (Arquivo SSA), arquiteto e artista visual formado pela UFBA. Sua trajetória combina arte, arquitetura e reaproveitamento de materiais, explorando suas dimensões econômicas, ambientais e de memória. É também cofundador da Arquivo SSA, empresa dedicada ao reuso de materiais de construção em Salvador. Susanna Carozzo (PPG-AU FAUUSP) é arquiteta e urbanista pela UFBA e mestre pela FAUUSP, com pesquisa voltada às expografias de Lina Bo Bardi no MASP e seus processos de reedição. Sua atuação se volta às intersecções entre arquitetura, arte e cidade, com especial atenção aos modos como a montagem de exposições produz novas leituras sobre memória, espaço e cultura.

O debate será conduzido pela pesquisadora Rafaela Izeli (PPGAU-UFBA), que estimulará diálogos sobre memória, matéria e processos curatoriais a partir de experiências de reuso e remontagem expográfica.

A disciplina ARQD25 – Ateliê Extensionista é ministrada pelos Profs. Dilton de Almeida e Paola Berenstein Jacques e conta com a colaboração de Adalberto Vilela, Joelma Gomes Ferreira, Jana Cândida, Julian Barralé, Bárbara Cabral e Lussier Pasquali. Estruturada como um ateliê colaborativo, a disciplina mobiliza a prática de montagem de exposições como dispositivo crítico e extensionista, que visibiliza conflitos e temporalidades, experimentando modos diversos de expor as cidades e sua história.

Através da remontagem da mostra “Debaixo desse céu: nebulosas da cidade”, os estudantes são envolvidos em todas as etapas do processo expositivo (da concepção espacial à ativação pública), inscrevendo a exposição como experiência formativa e política que desloca o lugar da universidade, amplia sua escuta e fortalece trocas entre saberes acadêmicos e experiências coletivas da cidade.

Contamos com a sua presença.


DATA E HORÁRIO

30 de setembro de 2025, às 17h

Auditório 2, Faculdade de Arquitetura – UFBA, Salvador/BA