SEMINÁRIO

Seminário de Articulação Intensivo/Interno 2020

Edição Remota

O seminário interno do Laboratório Urbano se configura como uma atividade anual importante para pensarmos a produção do grupo de pesquisa, estabelecendo um encontro que favorece trocas e diálogos entre seus membros ativos a partir das pesquisas em desenvolvimento, individuais ou coletivas. Em sua 7ª edição, que aconteceria no mês de março de 2020, fomos pegos de surpresa, como todo mundo, por uma pandemia. Vimo-nos diante da necessidade de suspender a realização do seminário conforme anteriormente planejado. Neste momento, agosto de 2020 e prestes a adentrarmos no segundo semestre do ano, a situação em nosso país é ainda alarmante e continua a nos impossibilitar qualquer modalidade de encontro presencial. Seguimos em quarentena, pesquisando e trabalhando de nossas casas, dialogando e trocando em nossas reuniões remotas. De modo inclusive a nos coadunar com a implementação do atípico Semestre Letivo Suplementar, em formato remoto, da Universidade Federal da Bahia, optamos pela realização do seminário também de maneira on-line para darmos continuidade a nossos trabalhos.

A considerarmos as possibilidades e limitações do virtual, também para não nos sobrecarregarmos com longas discussões em frente da tela, algumas atividades previstas inicialmente precisaram ser modificadas e optamos por reduzir o tempo de cada sessão, assim, o seminário é diluído em mais dias, mas em menos horas, em relação à versão presencial. As modificações mais substanciais em relação ao que havia se previsto anteriormente são: substituímos tanto o debate sobre a revisão das linhas de pesquisa do grupo quanto o debate sobre os trabalhos de 2019 e 2020 do Laboratório por uma discussão sobre o Laboratório em pandemia e os modos de fazer coletivos que somos obrigados a reinventar e a imaginar; o lançamento pela Edufba do livro “Fantasmas Modernos: montagem de uma outra herança, 1” da professora Paola Jacques se transforma em um lançamento virtual, on-line (a famigerada Live); a mesa com os parceiros Margareth Pereira e Ricardo Trevisan se transforma em uma mesa redonda aberta e virtual; e a discussão sobre a revista Redobra se transforma também em uma mesa redonda aberta e virtual a tratar do lançamento de seu novo número e retomada.

O seminário este ano, portanto, contará com as mesas de discussão sobre as pesquisas em andamento, fechadas aos pesquisadores e colaboradores do Laboratório Urbano, e também com três mesas redondas, em formato on-line, abertas ao público, conforme imagens a seguir.


DATAS

18, 20, 25 e 27 de agosto e 01, 03, 08 de setembro de 2020


CADERNO DE RESUMOS

Acesse aqui


PROGRAMAÇÃO GERAL (ATIVIDADES INTERNAS E ATIVIDADES ABERTAS)