Mestrado

Resistir a pé: a cooptação do caminhar e outras perspectivas perante a lógica do consumo

Bárbara Brena Rocha dos Santos

2018

“Tática e estratégia em disputa: o caminhar nas cidades como tendência de consumo” busca evidenciar o estado de tensão entre diferentes modos de se pensar e fazer cidade. Marcados ora pela tática, na potência do cotidiano, nos pequenos sucessos, na astúcia ligada às ruas e sobretudo no caminhar como forma elementar da experiência urbana, ora pela ação estratégica do mercado e das grandes instituições ao se apropriar e compartilhar dessas mesmas referências de caminhar e de rua para a venda de produtos, serviços e projetos políticos, muitas vezes antagônicos aos sentidos e intenções que tais referencias carregam.

Palavras-chave: Caminhar. Tática. Estratégia. Michel de Certeau.

ORIENTADORA

Paola Berenstein Jacques